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sexta-feira, 18 de junho de 2010

Evolução da jogabilidade de jogos eletrônicos

A evolução da jogabilidade nos jogos eletrônicos

É impossível falar sobre a evolução da jogabilidade nos jogos eletrônicos ou qualquer outro aspecto nos jogos sem levar em consideração a partir do primeiro jogo. Em 1958, William Higinbotham criou no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory, o primeiro jogo para computadores, que era jogado através de um osciloscópio. Tênis for two, como ficou conhecido o jogo, consistia em um ponto piscando, que representava a bola e os jogadores controlavam uma barra que representava os oponentes, cada qual ficava em um lado da tela e tinham que passar a “bola” por cima de uma linha vertical que representava a rede. A jogabilidade era a mais simples possível: o único movimento que o jogador podia executar era movimentar uma das barras para cima e para baixo.
Já na década de 60, mais especificamente no ano de 1961/1962, estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criaram o segundo jogo eletrônico, o qual foi desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares. O Jogo era baseado em duas naves, uma rotina para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento. Também havia um "botão de pânico para emergências" e assim nasceu a tecla Hiper-Espaço.
Os jogos eletrônicos começaram a ganhar maior espaço e importância na década de 70, com o desenvolvimento do Odyssey, o primeiro videogame feito para ser conectado à TV, em 1971. Ainda neste ano, Nolan Bushnell criou o Computer Space, uma máquina desenvolvida para jogar Spacewar, que era comercializada.
No ano de 1973, Bushnell criou o jogo Pong e, vendo que o investimento era promissor, lançou a Atari e decidiu ir a fundo com o negócio. O jogo Pong possuía uma jogabilidade simples, mas era um grande avanço para a época.
Em 1976, a Fairchild Camera & Instrument dá um passo importante na evolução da jogabilidade dos jogos eletrônicos lançando o Fairchild Channel F, o primeiro videogame que tornava possível congelar o jogo, alterar o tempo e a velocidade. O joystick era bem interessante: o botão ficava na ponta do controle e podia ser rotacionado. Assim, Pong ganhava inclinação na "raquete" e podia rebater a bolinha em vários ângulos. Em 1976 também, o jogo Death Race foi criado, cujo objetivo era atropelar tudo o que se via pela frente (foi onde surgiram as primeiras criticas aos jogos violentos).
Em 1977, é lançado o Atari 2600, o primeiro console que permite a entrada de cartuchos.
No ano de 1978, dois jogos lançados começam a mudar o rumo dos jogos digitais: Football, da Atari e Space Invaders, importado pela Midway Games e desenvolvido pela Taito. Esses dois títulos para arcade batem todos os recordes de vendas, tanto que até falta moedas no mercado para jogar o segundo. Porém, Space Invaders só é adaptado para a versão do Atari2600 em 1980, o que provou que os videogames não eram apenas uma moda passageira. A jogabilidade do Space Invaders consiste em atirar nos invasores que estão na parte superior da tela e desviar de seus tiros com sua nave, que se posiciona na parte inferior da tela.
Para fechar a década de 70 com chave de ouro, surge o jogo Asteroids, que virou febre nos EUA, com mais de 80 mil copias vendidas, porém sem sucesso no exterior. A inovação na jogabilidade de Asteroids é pelo fato de ser possível rotacionar a nave, em vez de apenas poder atirar em uma direção, como em Space Invaders.
Os anos oitenta nos videogames foram marcados por diversos acontecimentos importantes nesse nicho digital, o que acabou por definir o rumo das indústrias de jogos digitais como conhecemos hoje em dia. Nessa década reinaram os jogos 8-bits da Nintendo, Atari (meio enfraquecida) e diversas casas de softwares cuja algumas produções independentes são conhecidas até hoje.
Como as GPUS da época tinham capacidades ridículas comparadas com as de hoje, a grande maioria dos jogos dessa época é do tipo 2-D side scroller ,mas, surge em 1980 o jogo Battlezone criado por Ed Rotberg, o primeiro e unico jogo 3D em primeira pessoa da época. Trata-se de um desafio/simulador de tanque em cenário bélico. Logo depois, o governo americano encomenda uma versão melhorada e a utiliza com propósitos militar.
O ano de 1980 pra sempre será lembrado na história dos videogames pela criação do jogo Pacman, um jogo cujo objetivo era capturar as “comidas” com o personagem e fugir dos fantasmas. Com jogabilidade simples, o jogo permitia que o jogador se movimentasse pela tela, andando para cima e para baixo, no mesmo cenário.
Em 1983, é importante ressaltar o lançamento do Dynavision, um console que começou a revolucionar a história dos videogames pelo seu aspecto.
Outro fato importante da década de 80 foi a criação do Mario, o personagem mais famoso em termos de videogame. Os jogos do Mario representam o estilo clássico dos jogos de plataforma: jogos em 2D, que o personagem apenas pula e se movimenta para frente.
A década de 80 foi a época que o NES (Nintendo Entertainment System) explodiu, chegando a vender dez vezes mais que seus concorrentes. Jogos simples com jogabilidade igualmente simples. Limitados ao movimento em apenas um plano que se encaixavam perfeitamente nos joysticks com as setas de movimento “Rosa dos Ventos”.
Os jogos que marcaram a década de oitenta, além de Pacman e Mario, foram os lendários clássicos como Bomberman, Tetris,Donkey Kong,Donkey Kong Jr.Gradius,Street Fighter e Castlevania 1, 2 e 3.
Em 1990, surge o Super Famicon, ou Super Nes para os Brasileiros, com gráficos 16 bits jogos incríveis e jogabilidade similar ao de seu pai o NES.
Em 1991, a sega lança no mercado Sonic, outro sucesso dos games, com jogabilidade similar à do Mario.
Em 1991, um videogame começa a revolucionar de vez o modo com que os jogadores passariam a jogar os jogos eletrônicos: o Dynavision III, que possuía um tipo de arma como um dos controles. Com este novo utensílio, era possível “atirar” através do videogame e passaria a modificar a jogabilidade dos jogos para sempre. A jogabilidade passaria a se tornar cada vez mais complexa, dinâmica e interativa.
A partir de 1994, os jogos de 32/64 bits passaram a assumir a que ficou conhecida como quinta geração dos games. A quinta geração marcou o advento dos jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider e Final Fantasy VII, além de mais realismo e ação ao invés da fantasia e velocidade de jogos como Sonic e Mario.
Os principais videogames da década de 90 foram: Sega Saturn, Playstation e Nintendo 64, além do portátil Gameboy Color.
No ano 2000, a Sony lançou o Playstation 2, que nada mais era uma evolução do seu console anterior, com um hardware mais avançado e leitor de DVD, porém sem trazer nenhuma grande inovação, assim como seus concorrentes, o Game Cube, da Nintendo e o Xbox da Microsoft
Nos últimos anos, porém, podemos notar que as empresas procuram desenvolver seus consoles com ênfase em uma jogabilidade inovadora ao invés de um hardware mais robusto, e isso tem sido discutido principalmente por causa do lançamento do Nintendo DS e o Nintendo Wii, que não possuem uma capacidade de processar gráficos tão avançados quanto seus concorrentes, mas buscaram inovar trazendo tela sensível ao toque e controle com sensor de movimentos, respectivamente. Mas o que isso significa?
Significa que nas próximas gerações de vídeo games talvez teremos uma evolução muito maior na jogabilidade e muito menor no hardware, e dois exemplos disso são os anúncios do Project Natal, desenvolvido pela Microsoft, e o PS Move, desenvolvido pela Sony, que pretender seguir os passos do Wii, que é o video game mais bem sucedido da geração atual até agora.
O grande lance da revolução que o sensor de movimento do Wii obteve, foi o de atrair pessoas que não tinham o costume de jogar video games (publico casual), pois era algo novo e simples, onde decorar muitos comandos e apertar botões não era mais necessário, o que acabou transformando o console em um sucesso enorme, fazendo com que seus concorrentes seguissem os mesmos passos.
Existe também uma evolução constante nos video games portáteis, que vão desde o Nintendo DS e o PSP, da Sony, até os celulares e o Iphone, da Apple. Estes ganharam recursos como tela de toque e até mesmo sensores de movimento, que têm se tornado cada vez mais comuns.

Bibliografia
http://jogos.uol.com.br/reportagens/historia/2006.jhtm
http://jogos.uol.com.br/reportagens/historia/2009.jhtm
http://www.atari.com.br/historia/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Entertainment_System
http://www.rodrigoflausino.com.br/linha-do-tempo-evolucao-dos-videogames/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_jogos_eletr%C3%B4nicos

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