Imagem 3D Stereo
Imagem 3D Stereo (ou Stereoscopic Image) é qualquer imagem capaz de criar um efeito em três dimensões que nos dê uma percepção de profundidade. Hoje em dia, o termo stereo é mais associado ao áudio; entretanto, ele foi originalmente associado a fotos e desenhos. Por isso, para evitar confusão, usa-se mais o termo imagem 3D (em três dimensões).
Nossos olhos possuem uma distância de 6 a 7 centímetros entre si, e formam imagens diferentes, que são unidas por nosso cérebro. Um meio para perceber isso é fazer um simples teste: olhando para um objeto que esteja distante, basta tampar um olho e ver o objeto e logo após tapar o outro e vê-lo também. Nitidamente se nota que o objeto não está mais no mesmo lugar de origem. Na verdade está, mas nossos olhos projetam-no em um espaço diferente. Os desenhos que vemos em papel e os filmes normais são representações de apenas um dos nossos olhos.
A estereoscopia é feita a partir da geração de duas imagens, a partir das localizações de câmeras virtuais separadas uma da outra a uma determinada distância, simulando a posição dos olhos humanos.
Como fazer imagens estereoscópicas?
Para criarmos imagens estereoscópicas, podemos fazer de várias maneiras. Uma delas é o Vídeo Estereoscópico, uma técnica que consiste na utilização de duas câmeras de vídeo adequadamente posicionadas para captura do par de sinais de vídeo. Essas câmeras podem ser em eixo paralelo ou em eixo convergente.
Outro método é com o uso de um instrumento chamado Estereoscópio, que separa a imagem vista pelo olho direito da imagem vista pelo olho esquerdo, dando também um efeito de tridimensionalidade.
A técnica mais conhecida e mais utilizada hoje em dia é o anáglifo. Para visualizar imagens 3D com essa técnica, é necessário que se tenham óculos especiais feitos de papel celofane, com uma parte de cor vermelha e a outra de cor azul ou verde. Este é o tipo mais utilizado por ser mais barato e por precisar de apenas um projetor.
Áudio 3D
Também conhecido como áudio binaural, o áudio em 3D tem como objetivo fazer com que o ouvinte consiga identificar o cenário e os elementos do cenário em volta por via de sons. Embora esse pareça um assunto muito recente, o áudio binaural foi descoberto em 1839 por Heinrich Wilhelm Dove.
Os sons binaurais são resultados da interação de dois impulsos auditivos diferentes e são reproduzidos no cérebro de maneira diferente, de modo que nos dá a sensação de que o som está em nosso lado esquerdo ou direito, conforme é tocado. Só podem ser ouvidos através de um headphone e com som estéreo.
Em uma gravação de áudio binaural, usa-se um manequim sem orelha e posicionam-se dois microfones de alta performance, um em cada canto do rosto (simulando o local onde seriam as orelhas) para captar a totalidade da freqüência dos sons.
De acordo com o site http://www.i-dose.us/, os sons 3D podem ajudar a alterar seus modos, comportamentos e até mesmo a consciência. Há sons que ajudam a parar de fumar, a ter foco e até mesmo a perder peso, entre outros.
Com a imagem 3D e o áudio 3D em desenvolvimento, em pouco tempo teremos jogos que utilizem essa tecnologia, e a maneira de jogar nunca mais será a mesma: a imersão no jogo será total, parecendo que o jogador realmente está dentro do jogo.
Bibliografia
http://www.stereoscopy.com/
http://www.tecgraf.puc-rio.br/publications/artigo_2004_estereoscopia.pdf
http://web-us.com/thescience.htm
http://www.i-dose.us/
Nenhum comentário:
Postar um comentário