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sexta-feira, 18 de junho de 2010

Evolução da jogabilidade (show de imagens)

O primeiro jogo de videogame, que era jogado através de um osciloscópio, foi o tennis for two, criado em 1958 por William Higinbotham. A partir disso, o ramo do entretenimento passaria a mudar, e os jogos cada vez mais se tornariam complexos e dinâmicos.
Tennis for Two

Space War - 1961

A partir da década de 70, os designers perceberam que os videogames não eram uma moda passageira e resolveram investir neste ramo para ganhar dinheiro.
Pong - 1973

Tank - 1974

Death Race - 1976 (Primeiro jogo a receber crítica por ser violento)

Space Invaders - 1978


Asteroids - 1979

Na década de 80 foi onde a palavra videogame teve seu significado recontextualizado a um sentido próximo do qual conhecemos hoje. Onde em dez anos passamos disso...

...para isso:

Uma época onde os avanços na área de computação gráfica não foram tão notáveis quanto os de hoje em dia, mas mudou a premissa do videogame de um simples Pinball eletrônico, onde seu único objetivo era fazer mais pontos que um outro jogador, para algo mais elaborado.

Em 1981 é lançado Donkey Kong, criado pelo Mastermind da Nintendo, Shigero Miyamoto (O Primeiro jogo a ter uma história, apesar de seguir o mesmo estilo dos arcades da época onde o objetivo maior era fazer pontos.)

A partir de Donkey Kong, os jogos foram ficando cada vez mais complexos. E com o lançamento dos primeiros consoles caseiros, como o NES(1983), o Videogame passou a ser algo muito mais pessoal e seus jogos tiveram o objetivo mudado para agradar os consumidores.
Evolução:
1982: Dig Dug

1983:Pitfall

1984: King’s Quest

1985:Super Mario Bros

1986:Metroid

1987:The Legend of Zelda

1990: Super Mario 3


Jogabilidade nos dias atuais

No ano 2000, a Sony lançou o Playstation 2, que nada mais era uma evolução do seu console anterior, com um hardware mais avançado e leitor de DVD, porém sem trazer nenhuma grande inovação.

Nos últimos anos, porém, podemos notar que as empresas procuram desenvolver seus consoles com ênfase em uma jogabilidade inovadora, como é o caso do Nintendo Wii

O Nintendo Wii não possui uma capacidade de processar gráficos tão avançados quanto seus concorrentes, mas inovou com seu controle com sensor de movimentos, tornando-se um sucesso.

Nas próximas gerações de vídeo games talvez teremos uma evolução muito maior na jogabilidade e muito menor no hardware. Dois exemplos disso são os anúncios do Project Natal, desenvolvido pela Microsoft, e o PS Move, desenvolvido pela Sony, que pretender seguir os passos do Wii.

O grande lance da revolução que o sensor de movimento do Wii obteve, foi o de atrair tanto as pessoas que não tinham o costume de jogar video games (publico casual) quanto as que costumam jogar desde sempre (publico hardcore).

Existe também uma evolução constante nos video games portáteis, que vão desde o Nintendo DS e o PSP, da Sony, até os celulares e o Iphone.


Comparações

Jogos de Nave (Space Invaders - 1978 e Star Wars Battlefront 2)




Jogos de esporte (comparação entre dois jogos de futebol americano, Football(1978) e Madden (2009)



Jogos de Guerra

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