PUC

PUC

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Usabilidade, Jogabilidade e Interface

O que é Usabilidade, jogabilidade e interface?
Usabilidade – É o quanto o game é intuitivo e efetivo para uma pessoa; significa prestar atenção aos limites humanos de memória, percepção e atenção. Isto também significa antecipar prováveis erros que podem ser feitos e se tornar preparado para isso, e trabalhar com as habilidades e expectativas de quem irá usar o game. Está relacionado também com a parte dos comandos do jogo.
Jogabilidade – Consiste nos desafios e ações que um game dispõe para que os usuários executem; o conjunto de desafios que fazem um jogo ser divertido. Está também relacionado à tipologia do game(qual gênero o jogo pertence).O termo jogabilidade é usado, em geral, para descrever toda a experiência de jogar um jogo, tanto no progresso, quanto na competição, habilidades e escolhas.
Interface – “É o ponto de contato de um ser humano com a máquina. Em games, é o ambiente gráfico do produto digital (ou seja, o jogo), o canal de comunicação do usuário final com o conteúdo e roteiro do game. Resumindo: é onde tudo acontece.
Interface é uma das partes mais importantes em um game (tão importante quando o roteiro e a engine usada) pois concentra a relação jogador – sistema.
É a interface que apresenta informações e estímulos e recebe respostas, colocando a manipulação na mão do usuário. É o elemento de transição entre o real e o digital.”
(David de Oliveira Lemes – Professor PUC-SP)


Usabilidade

Tutoriais: São dicas encontradas que explicam passo a passo o que fazer em determinado momento do jogo (geralmente encontrados facilmente na web).
Controles: Refere-se ao comando dado ao jogo ao apertar cada botão. Aconselha-se a não usar muitos botões só por tê-los a disposição para não confundir o jogador. Também é importante que o jogador possa substituir os comandos de acordo com sua preferência
Instruções: Dizer ao jogador o que fazer em determinadas partes do jogo(por exemplo: pressione qualquer tecla para começar).
Ergonomia: “É a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema”. (Associação Internacional de Ergonomia)

Interface
Mobilidade: É a parte de animações, vídeos, letreiros e movimentação que o usuário faz de todos elementos estáticos.
Navegação: Uma orientação de como explorar o jogo.
Conexão: Tudo na interface deve funcionar corretamente, quando o jogador clicar, deverá ser encaminhado para o local correto.
Ícones: Desenhos práticos para facilitar o usuário.
Áudio: Tanto as músicas que tocam no jogo, como todos os efeitos sonoros produzidos(ruídos, passos, etc)

Interface - Gráficos


HCI (IHC)
HCI( Human-Computer Interaction) ou IHC (Interação Homem-Computador) é a relação entre o usuário e a máquina, que ocorre através da interface. Está preocupada em como as pessoas fazem uso dos dispositivos e sistemas que incorporam o computador e como estes dispositivos podem se tornar mais eficientes para o homem. Um dos primeiros focos dos pensadores sobre HCI foram os programadores.
Os impactos dos computadores na sociedade, economia, cultura e todas as atividades humanas são impactos da HCI.

Usabilidade e Interface
Software: São programas de computador ; são ferramentas que possibilitam: exploração dos recursos do hardware, execução de tarefas, interação com a máquina e tornarmos o computador operacional.

Jogabilidade
Gênero: Está associado ao tipo de jogo que se refere, podendo ser: Arcade, FPS(First Person Shooter), RPG, Ação, Aventura, Luta, Esporte, Corrida, ou Simulação.
Narrativa: É a parte de roteiro dos games, que contém a história do jogo. Basicamente, segue esta estrutura, que se repete diversas vezes:

Balanceamento: É um termo usado em games multiplayer para designar que todos os jogadores tenham as mesmas condições, ou seja, nenhum jogador pode ter vantagem sobre o outro.
Ação/ Animação: Como o gameplay é baseado nos personagens, a jogabilidade envolve o movimento dos personagens( que não pode conter muitos comandos juntos, pois torna a animação mais lenta). Também está contido na parte de interface, pois trata da parte que o usuário irá visualizar no jogo.

Usabilidade e Jogabilidade
Flow: É fazer com que o jogador se sinta envolvido, imerso no jogo, com todas suas energias focadas naquilo que está fazendo, tanto que se sinta até fora da realidade cotidiana.
Dificuldade: Está ligado ao flow. A dificuldade deve aumentar progressivamente de acordo com o jogo, para não desmotivar nem entediar o jogador.



Bibliografia
ISBISTER, Katherine and SCHAFFER, Noan – “Game Usability”
ADAMS, Ernest – “Fundamentals of Game Design – 2nd edition”
http://www.dolemes.org/ead/
http://www.businessweek.com/innovate/content/oct2007/id20071012_041625.htm
http://www.gamecultura.com.br/midia/textosfp/gamedesign/168/548-o-que-e-jogabilidade-parte-1-de-4
NACKE, Lennart - “From Playability to a Hierarchical Game Usability Model”
Chen, Jenova. “Flow in games”.
http://www.inf.ufpr.br/silvia/ES/SweES/SweESalunos.pdf
CARROL, John M. – “HCI models, theories and frameworks”
http://www.abergo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário